O uso de uma terceira peça pode mudar toda a dinâmica de um look. Isso porque, quando muito básico, esse novo elemento desfaz a ideia de um visual óbvio. Assim, ele se torna o grande protagonista, chamando a atenção e agregando ainda mais estilo às combinações.

Mas, você sabe o que pode ser considerado como uma terceira peça?

Neste conteúdo, vamos mostrar os principais tipos de terceira peça existentes e algumas possibilidades para tornar os seus looks mais interessantes — e com a sua cara.

Pronta para turbinar a sua produção e sair da zona de conforto? Então, vamos lá!

Terceira peça: o que é e como usá-la no dia a dia?

A terceira peça é, por definição, aquele elemento que finaliza a composição de um look.

Podemos pensar na sua estrutura da seguinte forma:

  1. Parte de cima (top): blusas e camisas, por exemplo;

  2. Parte de baixo (bottom): saias, shorts e calças.

OBS.: Aqui, não levamos em conta os vestidos e macacões, que são peças únicas, ok?

Dessa forma, a terceira peça pode ser usada tanto como sobreposições (casacos, jaquetas, blazers etc) ou acessórios que incrementam o visual (cintos, lenços, entre outros). Ou seja, além de ser extremamente funcional, ela é uma boa opção para truques de estilo simples.

É importante lembrar ainda que os sapatos não podem ser considerados como uma terceira peça; já que eles possuem, assim como os itens 1 e 2, uma função básica nos looks.

Agora que você já conhece os itens que entram em cada categoria, anote essas dicas de como aplicar uma terceira peça a partir dos seguintes exemplos:

Blazers

Os blazers são conhecidos por serem os melhores amigos de quem busca um visual mais profissional. Mas essa não é a única ocasião na qual a peça se adequa. Afinal, por ser bem estruturado e modelar o corpo, esse tipo de sobreposição é bem-vindo em qualquer look.

As versões coloridas e com modelagem slim funcionam no dia a dia, assim como as opções mais clássicas, ou de vestido blazer, podem ser usadas em festas e jantares, por exemplo.

Inclusive, eles estão bastante presentes na coleção atual da Páprika.

Jaquetas

As jaquetas são verdadeiros clássicos e um dos tipos de sobreposições mais usados pelas mulheres. Independente da lavanderia ou da modelagem das peças, elas conferem um ar mais street style à produção. 

Por isso, são ótimas para quebrar a formalidade dos looks.

Casacos

Os casacos, sejam eles em tecidos mais leves ou pesados, também são bastante vistos em looks de meia estação. Uma excelente alternativa é investir em versões estampadas dessa peça, combinando top e bottom com as cores da padronagem ou até usando tons neutros.

Coletes

Os coletes são incríveis para usar como terceira peça, já que a própria modelagem favorece a construção dos looks. 

Dependendo do design, eles podem acrescentar uma estética mais casual, esportiva ou formal, por exemplo. Você pode apostar em roupas com cores básicas, monocromáticas ou contrastantes, de acordo com a intenção de uso.

Acessórios

Lenços, echarpes e cachecóis

Esses itens possibilitam várias opções de uso. Podem ser amarrados no cabelo, no pescoço, no braço e na cintura, ou até pendurados na bolsa. 

Geralmente são coloridos e/ou estampados, e acrescentam um pouco de leveza aos looks mais estruturados.

Cintos

Os cintos são ótimos para dar forma a peças mais soltinhas, marcando a cintura e ajudando a desenhar o corpo. Além da sua importância para o styling, eles podem ser encontrados em diversos modelos de cores e fivelas, incrementando e dando destaque à produção.

---

Gostou desse artigo? Então confira essas e outras opções de terceiras peças no site da Páprika.