O couro sintético é um dos tecidos queridinhos da estação mais fria do ano. E, com a queda das temperaturas, a procura por peças nesse material é intensa. Assim, é comum ver a sua aparição em catálogos e looks fashionistas que vão do street style até ocasiões noturnas.

Porém, esse tipo de material necessita de alguns cuidados especiais. E é preciso estar atenta a eles para fazer com que as suas roupas durem por mais tempo, mantendo a qualidade.

Neste post, queremos mostrar para você qual é a maneira correta de conservar suas peças em couro sintético, levando em conta a chegada do inverno. Vamos lá?

Dicas de como conservar o couro sintético

Antes de explicar como conservar couro sintético, é importante que você saiba a diferença entre esse tipo de material e as outras variações do couro.

Existem 3 espécies de couro: 

  1. Legítimo: é aquele natural, com características físicas que se diferenciam na textura, principalmente;

  2. Ecológico: apesar do nome, não tem um processo de produção 100% sustentável. ;

  3. Sintético:pode ser feito a partir do polipropileno, poliuretano ou polivinílico, agregando uma fabricação mais limpa e de alta qualidade.


Entre as principais vantagens do couro sintético, podemos destacar um menor impacto ambiental, a possibilidade de lavagem (sendo profissional) e o excelente custo-benefício.

Além disso, o uso de peças em couro sintético é amplo, indo desde looks para trabalho até saídas com os amigos no fim da tarde.

Confira, a seguir, os cuidados que você deve tomar com peças em couro sintético!


Hidrate suas peças

Basicamente, se você perceber o couro sintético esfarelando e manchando, o que pode ocorrer por conta do ressecamento, aplique um pouco de hidratante especial para cuidados com o tecido.

É possível usar também aqueles que estão disponíveis em casa, mas dê preferência a cremes com ureia. O ideal é repetir esse processo a cada 6 meses.

Lembre-se que o material é como se fosse nossa pele: se não for hidratado, resseca.

Não use água para lavar

Não coloque peças de couro sintético na máquina de lavar ou secadora e passe-as com ferro quente. Ao invés disso, opte pela lavagem profissional e evite exposição ao sol.

Caso seja necessário limpar manchas, utilize sabão de coco ou neutro e um pano úmido, esfregando suavemente o local onde está sujo.

Para evitar manchas, não utilize perfumes ou outros produtos à base de álcool, pois eles tendem a ressecar o couro sintético.

Guarde as roupas corretamente

Em primeiro lugar, é fundamental que você limpe e organize o seu guarda-roupas por dentro regularmente, já que a presença de ácaros e a falta de iluminação solar indireta também podem prejudicar a qualidade das peças.

A forma correta de armazenar peças em couro sintético é sem dobrar, pendurando-as em cabides ou mantendo-as em caixas com ventilação, seja no guarda-roupas ou outro local seco e arejado.

--

Essas são as principais dicas para cuidar bem das suas peças de couro sintético. Gostou do artigo? Então clique e acompanhe outros conteúdos sobre moda no blog da Páprika!